Juventude
e comunicação; juventude e cultura
digital; juventude e mídia livre: tratam-se de associações cada
vez mais recorrentes e presentes no cotidiano. Quais são as
interações existentes entre a juventude e os diversos meios de
comunicação? Como jovens homens e
mulheres são retratados na mídia?
Estas são indagações
fundamentais para compreender a estreita relação da
categoria social com o mundo a
comunicação.
Imagem: DNJ 2008 |
Quando
se consideram os meios de comunicação de
massa, no entanto, vê-se que a juventude é alvo de análises
genéricas e banalizadas. De
um lado, há a imagem do jovem como um problema, envolvido em
situações de violência ou em atitudes de risco. Páginas policiais
dos jornais retratam a juventude como perigosa, transgressora e
irresponsável.De
outro lado, constata-se a apropriação do
jovem como um ideal de vida para todas as idades. Neste caso, a
juventude é retratada como bela, saudável e consumista. Para as
jovens mulheres, são estabelecidos
padrões de beleza e comportamento, levando-as a adquirir produtos e
serviços. A felicidade, desse modo, é medida pela capacidade de
consumo.
A
juventude, com sua diversidade, clama por respeito nos meios de
comunicação. Casos de manipulação e
uso da imagem para consumo não cabem
na sociedade que a juventude ousa sonhar. Democratizar o acesso
ao conhecimento e aos meios de comunicação é
optar pelo respeito à vida.
Paula
Cervelin Grassi
Texto
7 da série "A Juventude no Brasil" - O Domingo
(19/05/2013)
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