![]() |
Imagem: Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens |
A juventude é a principal faixa da população sujeita a violência (especialmente agressão e extermínio) na realidade urbana. Diariamente jovens são mortos em todos os estados do país - em sua maioria jovens negros e pobres.
A mortalidade juvenil, inserida num modelo de produção e consumo que tende a perpetuar as injustiças socioeconômicas, deve urgentemente ser encarada com a garantia dos direitos básicos à juventude, somada às políticas de enfrentamento da violência.
As pastorais da juventude, comprometidas com a defesa da vida dos jovens, realizam desde 2009, juntamente com outras organizações, a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A ação busca levar para a sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio, bem como pressionar o poder público para que essa realidade de morte seja enfrentada.
Diante de tanta violência que vemos e vivemos no mundo juvenil, preocupados e desejosos de vida plena, é essencial trazer para os debates públicos e nas diferentes esferas da sociedade a perversa realidade de morte que ameaça a juventude. Nosso eco profético deve ter como horizonte a presença de dignidade para todos os jovens: a juventude não quer sobrar, muito menos morrer, a juventude quer viver.
Paula Cervelin Grassi
Texto 3 da série "A Juventude no Brasil" - O Domingo (21/04/2013)
Comentários
Postar um comentário
marulho