Cada vez mais se desperta entre os estudiosos, a pesquisa e o conhecimento à cerca da moda. Numa época onde os trajes têm importância cultural e econômica e são um fator para a compreensão da sociedade contemporânea, nada mais pertinente que o estudo da História da Moda.
Todo o mundo sabe que as roupas constituem um fenômeno social; mudanças no vestuário são mudanças sociais. E mais,diz-se que transformações políticas e sociais refletem-se no vestuário (...)[1]
Daremos especial atenção ao mundo das roupas do século XVII na França e na Inglaterra, centros a partir dos quais durante um longo período, irradiavam-se as grandes tendências da moda para o resto do mundo. Na época, os estados absolutistas francês e inglês viviam bons momentos da centralização do poder monárquico.
Nesse contexto, as roupas segundo a autora Mary Del Piore tinham papel político – social serviram para deixar claros a classe de quem se vestia.
Na forma e na cor, elas significavam uma condição de vida. [2]
Anne Hollander aprofunda:
(...) Cores, tecidos e aviamentos eram similares para ambos os sexos, e diferiam de acordo com a posição social e a ocasião (...)[3]
Os tecidos bordados, rendados e luxuosos eram privilégio da aristocracia enquanto os tecidos de segunda mão e lisos serviam para as camadas emergentes. Geralmente, as roupas para essas camadas também se diferenciavam da aristocracia pelos seus tamanhos e ajustes, já que eram adaptadas aos seus afazeres e deveres. Como exemplo, a altura e a largura das saias (figura 1) das mulheres da classe trabalhadora eram menores das sai as das damas da aristocracia (figura 2), para maior mobilidade nos seus afazeres domésticos.
Figura 01
Figura 02
S. Le Clerc., Trajes franceses, Século XVII
[1] HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas: a evolução do traje moderno. Rio de Janeiro:Rocco, 1996, p. 14
[2] DEL PRIORE, Mary. Corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. São Paulo: Senac, 2000.
[3] HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas: a evolução do traje moderno. Rio de Janeiro:Rocco, 1996, p. 68
Olá Paula
ResponderExcluirParabéns pelo texto, uma pesquisa esclarecedora e importante para entendermos como eram as sociedade no passado.
muito legal a historia da moda na europa
ResponderExcluirque merda
ResponderExcluirAjudou muito no meu trabalho!!
ResponderExcluir